Entrega gratuita!!! de 49,00 €
Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Flores comestíveis - uma adição saborosa e saudável às infusões

2024-03-27
Flores comestíveis - uma adição saborosa e saudável às infusões

As flores estão principalmente associadas a uma decoração bonita e perfumada de jardins, prados ou parapeitos de janelas em casa. Um ramo de flores acabadas de cortar colocado na mesa da sala de estar traz uma atmosfera fresca e positiva. E sabia que muitas flores são seguras para comer? São saborosas e cheiram bem, para além de terem inúmeras propriedades para a saúde. Podem ser transformadas numa infusão, adicionadas inteiras aos pratos ou tratadas como uma especiaria. Flores comestíveis - onde comprar? Que flores são comestíveis? Estas perguntas serão respondidas no artigo de hoje.

Resumo:

  1. Já na antiguidade se sabia que certas flores podiam ser consumidas
  2. Propriedades das flores comestíveis, teor em vitaminas e minerais
  3. Que flores são comestíveis?
  4. Onde comprar flores comestíveis?

Já na antiguidade, sabiam que certas flores podiam ser consumidas

Flores comestíveis - podem ser consumidas frescas ou secas, e também podem ser encontradas em forma de rebuçados, cristalizadas ou em conserva. São utilizadas para fazer infusões, xaropes, tinturas, vinhos, pratos quentes, sopas, sobremesas, adicionadas ao chá, gelados, bolos e saladas. Embora a utilização de flores na cozinha se tenha tornado recentemente cada vez mais popular, o que está ligado - para além dos aspectos estéticos óbvios - à moda da alimentação saudável e natural, as flores estão de facto presentes nas artes culinárias desde a Antiguidade. Os primeiros registos da utilização de flores comestíveis podem ser encontrados em livros do Médio Oriente, datados de 140 a.C.. As flores da rosa e da laranjeira eram as mais utilizadas e as suas propriedades eram exploradas na medicina herbal. Na China e no Japão, o crisântemo é utilizado em pratos e infusões desde há séculos até aos nossos dias. É particularmente apreciado pelos japoneses, que o consideram um símbolo de longa vida e de elevada posição social. É adicionado a aperitivos, sopas e saladas. O chá é preparado a partir de flores secas de crisântemo. Do país do Sol Nascente, conhecemos também o sabor do chá verde com flores de jasmim, que formam uma combinação refrescante, aromática e muito etérea. Na Roma antiga, as flores e folhas de borragem eram adicionadas ao vinho dos soldados para aumentar as suas capacidades antes da batalha. Por outro lado, as pétalas de rosa e as violetas eram adicionadas aos pratos e a lavanda era um dos ingredientes dos molhos. As flores de calêndula eram adicionadas às saladas na França medieval, enquanto na Polónia, as pétalas de rosa eram moídas em compota desde os tempos medievais. Atualmente, as infusões de ervas de flores de tília ou camomila são populares na maioria das casas.

Propriedades das flores comestíveis, teor em vitaminas e minerais

As flores comestíveis caracterizam-se pela sua elevada atração sensorial, que consiste na forma, cor, sabor e aroma. Atraem a atenção pelo seu aspeto estético, cores bonitas, sabores interessantes e aromas frescos e exóticos. Com base na investigação sobre as atitudes e o comportamento dos consumidores, verificou-se que as flores amarelas, cor de laranja e azuis atraem particularmente a atenção dos consumidores - destacam-se e fazem com que uma infusão com elas ou um prato decorado com elas assumam um carácter único. É importante salientar que as flores comestíveis não ficam apenas bonitas numa chávena ou num prato como decoração de infusões ou pratos. O que faz com que cada vez mais pessoas optem por este complemento invulgar são as suas propriedades dietéticas e de promoção da saúde. As flores comestíveis são uma fonte natural de compostos biologicamente activos importantes para o corpo humano. São baixas em calorias e contêm uma série de vitaminas (A, C e E), minerais, óleos essenciais, fibras, substâncias mucosas, carotenóides e antocianinas, bem como compostos com propriedades antioxidantes. As flores são utilizadas na medicina herbal. Durante séculos, as infusões ou xaropes de tília foram amplamente utilizados para aquecer durante as constipações. O xarope de flor de sabugueiro é popular, pois tem um efeito de limpeza e fortalecimento do corpo. Uma infusão de flores de funcho, por outro lado, alivia as cólicas dolorosas dos bebés.

Edible flowers

Que flores são comestíveis?

Uma vez que as flores são tão saudáveis e contêm tantos ingredientes valiosos, será que podemos comê-las todas? Que flores são comestíveis? Estima-se que podemos utilizar com segurança cerca de oitenta espécies de flores como alimento. Algumas das mais populares incluem: calêndula, flores de abóbora, rosa, begónia, flor de sabugueiro, amor-perfeito, centáurea, bergamota, crisântemo, alfazema, margarida, flores de jasmim, camomila... É muito importante lembrar que, embora o número de espécies de flores que podemos comer seja bastante considerável, nem todas as flores são comestíveis e algumas podem até ser perigosas para a nossa saúde. A função das plantas na natureza é produzir frutos e sementes para prolongar a sua existência. Provavelmente por esta razão, muitas flores produzem substâncias para se protegerem da perda de flores. Algumas destas substâncias podem até ser venenosas. A forma como as plantas que têm flores comestíveis são cultivadas para consumo é também de grande importância. São cultivadas de forma bastante diferente das flores destinadas a fins decorativos e à confeção de ramos de flores, que, por sua vez, são frequentemente tratadas com produtos químicos. É muito importante que as flores destinadas ao consumo sejam colhidas na altura certa do dia, à temperatura certa, não devem estar húmidas ou murchas e devem estar livres de insectos e de sinais de doença. Algumas flores têm partes amargas - os estames ou os caules - pelo que não são adequadas para serem consumidas inteiras. Quando comprar flores comestíveis, certifique-se de que verifica a sua origem.

Onde comprar flores comestíveis?

As flores comestíveis são uma forma óptima e saudável de acrescentar variedade a pratos e infusões. São populares entre os apreciadores de erva-mate, chás e infusões de ervas que querem experimentar o sabor na cozinha. As flores comestíveis funcionam bem para decorar pratos e sobremesas. Onde as comprar? Devido à sua crescente popularidade, as flores comestíveis podem ser compradas cada vez mais nos supermercados, nas secções de alimentos saudáveis. No entanto, é difícil obter uma boa qualidade neste caso, se forem vendidas a granel. As lojas de ervanárias são uma alternativa - são normalmente pequenas lojas cuja gama pode ser bastante limitada e as flores comestíveis nem sempre estão disponíveis. Qual é o melhor sítio para as comprar? Na nossa loja online! Através da nossa parceria com a marca Mary Rose, oferecemos flores secas comestíveis da mais alta qualidade, provenientes de todo o mundo. Estas são obtidas junto de fornecedores fiáveis e de confiança que garantem que cada embalagem contém as melhores plantas. A gama da Mary Rose inclui: pétalas de centáurea, calêndula, rosa, hibisco, jasmim e flores de figo da Índia. Acondicionadas em embalagens esteticamente agradáveis e com um design muito bonito. Perfeitas para acompanhar a erva-mate, a guayusa, o chá, os pratos, as saladas ou as sobremesas, mas também como infusão autónoma. Transformarão todas as infusões e pratos que fizeres com elas!


Fonte de informação:

  1. Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Edible_flower.
  2. M. Śmiechowska, Fatores que influenciam a atratividade de flores comestíveis, Ciências e Tecnologias de Engenharia, 2018.
  3. A. Stefaniak, M. Grzeszczuk, Caracterização de algumas espécies de plantas ornamentais com flores comestíveis, Annales UMCS, 2015.
pixel